Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em homenagem ao Dia do Contabilista, CRC SP condecora personalidades e inaugura novo Portal

    Os homenageados: Chapina, Azevedo, Tufano, Frizzarin, Levy e Balaminut
    Chiomento recebe Diploma de Reconhecimento de Massarani.
    O deputado e Contabilista Arnaldo Faria de Sá, presente na cerimônia.
    Chiomento e Juarez ladeiam Domingues de Azevedo.
    Sergio Prado agradece homenagem no Memorial dos Presidentes do CRC SP.

    Oitenta e quatro anos se passaram desde que o senador João Lyra proclamou 25 de abril o Dia do Contabilista. Hoje, a Contabilidade é a ciência universal presente em todos os nichos de negócios e os Contabilistas, os profissionais necessários ao equilíbrio, à transparência e ao sucesso da economia mundial. Com estas palavras, o presidente do CRC SP Domingos Orestes Chiomento abriu a sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista, comemorado em 25 de abril e realizada na sede do Conselho no dia 10 de maio de 2010.

    A sessão solene contou com a presença de numerosas personalidades da área contábil, financeira e de negócios, como o presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Juarez Domingues Carneiro, o Contabilista e deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), os presidentes dos CRCs de Mato Grosso do Sul, Carlos Rubens de Oliveira, e do Rio de Janeiro, Diva Maria de Oliveira Gesualdi, os presidentes das entidades contábeis paulistas, ex-presidentes, conselheiros e delegados do CRC SP.

    De Portugal, veio o presidente da OTOC (Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas), António Domingues de Azevedo.

    A cerimônia

    Dizendo-se muito honrado por representar as Entidades Contábeis Congraçadas do Estado de São Paulo, o presidente da Apejesp (Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo), Carlos Roberto Galli, disse que o CRC SP, ao realizar esta sessão solene está revivendo aquele inesquecível 25 de abril de 1926. Ele ainda complementou que felizes são os profissionais que, como nós Contabilistas, são lembrados, todos os anos, pelo trabalho que prestamos à sociedade.

    Em homenagem aos Contabilistas, o CRC SP inaugurou seu novo Portal ( www.crcsp.org.br ), apresentado pelo gerente de Tecnologia da Informação do Conselho, Domingos Sávio Mota. Com as mais modernas ferramentas e novo visual, o endereço eletrônico do CRC SP coloca em destaque os Serviços Online e a TV CRC SP, para facilitar a navegabilidade aos usuários.

    O livro Coleção de Arte dos Contabilistas , com as 100 obras do acervo do CRC SP, também lançado durante a cerimônia, foi apresentado pelo seu autor, o superintendente de Patrimônio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, Emanuel von Lauenstein Massarani.

    Massarani lembrou que as obras que compõem o acervo do Conselho foram doadas pelos artistas que expuseram no Espaço Cultural CRC SP, de 2000 a 2010, e que as exposições são mensais. A exposição Emoções, do artista plástico italiano Joseph Pace, foi aberta durante o evento. O presidente Chiomento recebeu de Emanuel Massarani o Diploma de Reconhecimento do Instituto Histórico do Estado de São Paulo.

    Homenagens

    Em homenagem ao Dia do Contabilista, todos os anos, o CRC SP homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento da Contabilidade e da profissão. A Medalha Pedro Pedreschi é conferida pela projeção na militância contábil e foi entregue por Juarez Domingues Carneiro a António Domingues de Azevedo. A Medalha também foi recebida pelo presidente do CRC SP, gestão 2006-2007, e atual conselheiro do CFC, Luiz Antonio Balaminut, do vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

    O presidente do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) na gestão 1972-1974, Samuel Tufano, foi condecorado pelo vice-presidente de Registro do CRC SP, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

    A Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que agracia personalidades pelo trabalho na liderança da classe em associações, sindicatos e entidades contábeis, foi entregue pelo presidente Chiomento ao presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar.

    O representante da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) no Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Haroldo Reginaldo Levy Neto, recebeu do vice-presidente de Fiscalização do CRC SP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, a Medalha Ernani Calbucci, que homenageia personalidades que prestam relevantes serviços à classe contábil.

    A mesma medalha foi oferecida ao empresário Maurício Ferreira Frezzarin, entregue pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Gildo Freire de Araujo.

    Agradecimentos

    Em nome dos homenageados, Haroldo Reginaldo Levy Neto falou da importância das entidades contábeis para a nova era onde a qualidade das informações é valorizada e o Brasil está sendo integrado à economia mundial pela convergência à Contabilidade internacional.

    Ele também falou dos desafios que se apresentam aos Contabilistas: são grandes, mas as oportunidades são excelentes.

    O representante da OTOC, António Domingues de Azevedo, mostrou-se surpreso com a grandiosidade da profissão: São 117 mil no Estado de São Paulo e 74 mil em Portugal comparou.

    Ao falar dos pontos comuns dos Contabilistas portugueses e brasileiros, lembrou que o Contador Antonio Lopes de Sá disse que a Contabilidade encontra-se numa encruzilhada: de guarda-livros não podemos nos transformar em guarda-computadores, pois somos nós que aproveitamos as tecnologias, mas implantamos as soluções para a morte prematura das empresas.

    Ele disse que, em outubro, haverá o Encontro Luso Brasileiro de Contabilidade em Florianópolis e que a troca de experiências entre profissionais é fundamental. Afinal concluiu, estamos separados pelo Atlântico, mas unidos pela Contabilidade.

    O Contabilista e deputado federal Arnaldo Faria de Sá cumprimentou o CRC SP pela homenagem prestada aos Contabilistas. Somos nós disse ele, que enfrentamos o trabalho do dia a dia, dificultado pelas cargas fiscais impostas pelo governo.

    Ele também disse que não concorda com os números divulgados pelo governo referentes aos gastos com os aposentados, se fosse tirado o fator previdenciário.Como Contabilista, posso dizer que o governo divulga números inflacionados, prejudicando os aposentados.

    Memorial dos Presidentes

    A solenidade homenageou também o presidente do CRC SP, gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, com descerramento de sua fotografia no Memorial dos Presidentes.

    O presidente Chiomento lembrou da trajetória de Sergio Prado no CRC SP. Durante 35 anos, ele foi funcionário do Conselho, onde começou como mensageiro aos 15 anos, e chegou a diretor executivo disse Chiomento. Ele disse que Sergio Prado de Mello deixou o CRC SP em 1990 e voltou em 2002, ao ser eleito conselheiro. Assumiu a vice-presidência de Fiscalização durante as gestões 2002-2003 e 2004-2005. Em 2006-2007, foi o vice-presidente de Administração e Finanças.

    Sergio Prado de Mello agradeceu a homenagem e disse que, dos inúmeros fatos marcantes da sua gestão, ser o primeiro presidente de CRC recebido pelo presidente da República foi significativo.

    Recebidos em audiência, transmitimos o convite para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar do Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em Gramado, em 2007 disse Sergio Prado, e, pela primeira vez, um presidente prestigiou o nosso evento.

    O encerramento da solenidade foi feito pelos presidentes Domingos Orestes Chiomento e Juarez Domingues Carneiro. O presidente do CRC SP fez um balanço do trabalho desenvolvido pela entidade aos profissionais, estudantes e professores, por meio das Convenções Regionais, palestras, seminários e a TV CRC SP, com o intuito de levar informações aos profissionais.

    Nós nos orgulhamos muito do senador João Lyra nos ter presenteado, escolhendo um dia para nos homenagear e acreditamos que hoje podemos proclamar em alto e bom som, como faria o Patrono da classe contábil: Contabilidade, profissão do momento!

    O presidente do CFC parabenizou o presidente Chiomento pela solenidade e pelo congraçamento com os profissionais de Portugal. Assim com 25 de abril é o Dia do Contabilista no Brasil, em Portugal festeja-se a Revolução dos Cravos que, em 1974, pôs fim a 48 anos de ditadura. Ele disse que o evento, ao homenagear personalidades que são exemplos para os Contabilistas, mostra a contribuição da Contabilidade para a sociedade.

    • Publicações1577
    • Seguidores31
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações185
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-homenagem-ao-dia-do-contabilista-crc-sp-condecora-personalidades-e-inaugura-novo-portal/2183158

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)